Empenho, determinação e vontade entraram em quadra nas semifinais do Basquetebol que aconteceram hoje, 11, durante os Jogos Escolares do Paraná (JEPS), em Apucarana. Com partidas marcadas pela entrega, física e emocional, dos atletas, foram definidas as esquipes que farão as grandes finais, masculina e feminina, da modalidade.
As partidas que definiram as finalistas da categoria feminina foram decididas nos pequenos detalhes, que fizeram uma enorme diferença. O Colégio Sagrada Família, de Ponta Grossa e o Colégio Passo a Passo, de Terra Rica, proporcionaram uma disputa bastante acirrada nos dois primeiros quartos.
Quando veio os dois últimos quartos, as pontagrossenses simplesmente foram impecáveis e eficazes nas defesas e nos ataques, sendo lideradas por sua armadora e camisa 9 Julia Saad, que apesar da pouca idade, começou a prática do basquete há sete anos, inspirada pela irmã mais velha que também joga.
Julia não esconde a felicidade em passar para a final dos JEPS fazendo uma excelente partida. “É a nossa primeira vez na final, então estou muito feliz. O começo do jogo a gente estava muito desunida, cada uma jogando por si, depois do intervalo a gente resolveu se unir, fazer os passes direitinho, acertar os arremessos e assim o nosso jogo andou”, destacou a capitã do Sagrada Família, logo após a vitória, por 53 a 33.
A outra semifinal ocorreu entre o Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio, e a temida equipe do Colégio Estadual Três Fronteiras, de Foz do Iguaçu, que é conhecida pela tradição em colecionar títulos nos JEPS. Logo no primeiro quarto, as meninas de Cornélio fizeram 18 a 02, o que deixou a impressão de que seria uma vitória fácil. Mas foi somente impressão. A desatenção em algumas jogadas e o crescimento das alunas do Três Fronteiras deixaram a partida eletrizante até o final, em que o Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio, saiu com a vitória por 37 a 24.
A partida teve um significado especial para a Victória Fernanda Rodrigues, camisa 19, da equipe de Cornélio. Victória atuava até o ano passado pela equipe de Foz do Iguaçu e chegou até a ser campeã dos Jogos Escolares do Paraná e ir para a os Jogos Escolares da Juventude, evento do Comitê Olímpico Brasileiro. “Eu já tinha carinho pela equipe de Cornélio, aí depois de um convite eu fui para lá e estou muito feliz com isso.A gente estava muito tensa, eu particularmente estava muito tensa pela partida ser contra minha outra equipe. A equipe de Cornélio nunca tinha chego em uma final assim, é muito gratificante fazer parte desse feito”, conta Victória, muito cansada após uma partida que exigiu muito do psicológico e físico das atletas.
A final acontece nesta quinta-feira, 12, no Ginásio Lagoão, às 10h, com o confronto entre o Colégio Sagrada Família, de Ponta Grossa, e Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio. Quem vencer representará o estado do Paraná na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizado em Joinville, Santa Catarina.
Na categoria masculina as partidas também exigiram o máximo de cada um dos alunos. O Colégio Estadual Frentino Sackser, de Marechal Cândido Rondon, venceu por 41 a 25 a forte equipe londrinense, do Colégio Estadual Newton Guimarães.
Os rondonenses mostraram muito entrosamento nas suas jogadas, o jogo inteiro teve uma boa consistência nos passes até que um ficava livre para fazer a bandeja. “Eu vejo que o grande segredo destes meninos é estarem juntos desde um sub12, o que mostra a característica deles que é confiar um no outro, defender o mais forte possível, que é a nossa filosofia de basquetebol, mas, sobretudo, a vontade deles ficou visível. É o terceiro ano consecutivo que o Colégio Estadual Frentino Sackser está na final dos Jogos Escolares B. Nós estamos construindo jogadores basquete”, avalia o professor Marcelo Goes.
O segundo finalista foi decidido em um clássico bastante pegado, com muitas faltas e as equipes defendendo com bastante intensidade. O Colégio Positivo Junior, de Curitiba, enfrentou o Colégio Neo Master, da cidade de Ponta Grossa, e venceu por um placar apertado de 57 a 46. O destaque do colégio da capital paranaense foi o ala Henri Louis Fuchs, camisa 11, que anotou 18 pontos na partida. “Eu acredito que a gente ganhou pelo fato de ter marcado muito melhor, fazendo a dobra e o corta luz bem feito. Estamos bastante confiantes em ganhar a final e ser campeão”, comemora Henri.
A decisão do título dos Jogos Escolares do Paraná ocorre entre Colégio Positivo Junior, de Curitiba, e Colégio Estadual Frentino Sackser, de Marechal Cândido Rondon. As duas equipes já se conhecem, por ambas jogarem campeonatos da federação paranaense, o que torna o jogo ainda mais interessante e com promessa de muita emoção. A final acontece nesta quinta-feira, 12, às 11h, no Ginásio Lagoão.