Apesar do intenso calor e a trégua dos temporais de verão, vem aí mais chuva para a região de Apucarana nesta segunda semana de março. De acordo com as leituras meteorológicas do Paraná, o domingo segue sem chuva e calor passando dos 34 graus. No entando a semana começa com previsão de chuva até o próximo sábado, sendo a quarta-feira com a expectativa de maior intensidade de eventos fortes. As temperaturas continuam variando de 18 a 34 graus nesses últimos dias antes do outono.
El Niño – La Niña
O Sul do Brasil deve ter um Inverno mais rigoroso do que o do ano passado, com episódios de geada e neve. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a partir de junho, a tendência é de um período mais seco, com massas de ar frio mais intensas, o que pode resultar no aumento de mais episódios de geada e até neve na Serra Catarinense e Gaúcha. “A princípio na metade do ano para frente é para ser mais seco com aquelas massas de ar frio mais definidas. Nem se compara com o ano passado, para esse ano, a gente vai ter bem mais geada, episódios de neve, tanto na Serra Catarinense, quanto na Serra Gaúcha”, disse o especialista em publicações catarineneses nesse fim de semana.

Segundo o meteorologista, há a possibilidade de geada na metade do mês de maio, especialmente nas áreas mais altas da serra catarinense. Scheuer destaca que “maio ainda tem alguma chuva, continua a mesma linha de abril, na metade de maio ainda é chuvoso e depois volta a secar.”
Junho a dezembro
O período de junho a dezembro deve ser mais seco, com volumes de chuva abaixo da média.
As massas de ar frio serão mais intensas, o que pode resultar em mais episódios de geada e até neve na Serra Catarinense e Gaúcha. Scheuer prevê que “a partir de junho, julho para frente, já começa a ficar mais seco, não tem jeito, junho ainda tem alguma chuva um pouco mais representativa, mas a princípio a metade do ano para frente é para ser mais seco”, destaca.