A Prefeitura de Apucarana através da Secretaria de Meio Ambiente lançou uma oferta pública para uma Organização Não Governamental (ONG) recolher, abrigar e dar destinação para cavalos e outros animais de grande porte que estão soltos na cidade.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, cavalos soltos é um problema que vem acontecendo a muito tempo, que após a aprovação de uma lei na Câmara de Vereadores foi possível então realizar o projeto.
Segundo o Secretário, a ONG que se prontificar vai ter o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Força Verde na hora de recolher esses animais que estão soltos.
“Às vezes esses animais tem até donos, porém alguns proprietários deixam soltos, não cuidam, e alguns desses animais até já provocaram acidentes. Cavalos soltos é um problema principalmente à beira da rodovia,” comenta Sérgio.
Ainda de acordo com Secretário é proibido ter animais de grande porte em área urbana, não se pode por exemplo ser mantido um cavalo ou boi em quintais de residências, o correto é leva-los para uma propriedade rural.
“A gente não tem interesse de apreender animais de ninguém, porém não podemos deixar soltos,” pontua Sérgio.
Sérgio Bobig explica que a ONG vai capturar os animais, levar para a entidade, o dono terá um prazo de 15 dias para reaver o animal, mas terá que pagar uma multa que pode chegar até R$2500,00 reais. Além disse será preciso também realizar um cadastro na Adapar e o animal só será liberado após a comprovação de onde irá ficar.
A entrevista com completa com o Secretário segue no áudio abaixo.