A Polícia Civil de Apucarana (PR) realizou, na manhã desta sexta-feira (5), a incineração de aproximadamente cinco toneladas de maconha em Marilândia do Sul. A destruição do entorpecente foi acompanhada pelo delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, que destacou que a iniciativa integra a Operação Codesul II — ação conjunta que envolve forças de segurança do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Segundo a corporação, a maior parte do material queimado foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no começo de novembro, durante abordagem na BR-376, trecho entre Califórnia e Apucarana.
A queima da droga também contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde e do Ministério Público, conforme determina a legislação.
Operação Codesul II
A Operação Codesul II tem como propósito fortalecer o enfrentamento ao crime organizado e ampliar a vigilância nas fronteiras e divisas estaduais no período pré-natalino, por meio de uma força-tarefa que busca criar uma barreira preventiva contra delitos interestaduais, transfronteiriços e transnacionais — que tendem a aumentar nesta época do ano. Entre os principais alvos estão crimes como tráfico de drogas e armas, contrabando e outras práticas ilegais que afetam diretamente a segurança pública. A operação envolve a atuação conjunta de policiais civis e militares, além de um amplo suporte logístico.
Acompanhe abaixo a fala do Dr. Marcus Felipe, delegado-chefe da 17ª SDP:

