O Paraná está entre os três estados com mais pessoas vivendo em união conjugal no Brasil, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE. O levantamento aponta que 55,3% dos paranaenses vivem com cônjuge ou companheiro — cerca de 5,5 milhões de pessoas — ficando atrás apenas de Santa Catarina (58,4%) e Rondônia (55,4%).
O estudo mostra mudanças na composição familiar: 68,8% dos casais no Estado não têm filhos, confirmando a tendência nacional de redução das famílias com crianças. Apenas 1,2% têm três ou mais filhos. O tipo de união mais comum é o casamento civil e religioso (45,3%), seguido das uniões consensuais (33,5%), que continuam crescendo.
Entre os municípios, Boa Esperança do Iguaçu lidera com 66% das pessoas em união conjugal, enquanto Piraquara tem o menor índice (50,2%). Já Almirante Tamandaré registrou o maior percentual de pessoas que nunca viveram com um parceiro (30,6%).
Outros dados revelam que 57,1% dos homens e 53,7% das mulheres vivem em união conjugal. Apenas 20 famílias no Estado têm dez ou mais integrantes, e 5,7% dos lares são chefiados por pessoas com até 24 anos. As uniões entre pessoas do mesmo sexo representam 0,9% do total.
No Brasil, o Censo indica que, pela primeira vez, as famílias com filhos são minoria (42%), enquanto os casais sem filhos cresceram para 24,1%. Além disso, o número de lares chefiados por mulheres praticamente dobrou nas últimas duas décadas, chegando a 48,8%.
Com Agência Estadual de Notícias