Muitas das vezes, essa refeição é a única feita no dia pelos moradores de rua. Dentro da marmita, além de alimentos saborosos, está também o amor, esperança e a compaixão pelo próximo.
Integrantes da Pastoral da Promoção Humana da Paróquia Cristo Profeta, realizam há dois anos o projeto de levar alimentação aos andarilhos. Sempre na segunda-feira, eles se reúnem no final da tarde, preparam as refeições, e saem pela cidade.
“No começo éramos um grupo pequeno, começamos com 33 marmitas, hoje entregamos aproximadamente 100 refeições. É muito gratificante fazer parte desse projeto, ajudar quem tem fome, não tem preço,” comenta Luíza Kanno, coordenadora da Pastoral.
Segundo Luíza, a Pastoral tem a intenção de aumentar o projeto, e levar além da alimentação, o banho para os moradores de rua. “Contamos com a doação das pessoas. Os alimentos, verduras e carnes são doados para a nossa Pastoral, queremos muito, em breve colocar em prática também o projeto do banho,” ressalta Luíza.
A repórter Sílvia Vilarinho conversou com Luíza, a entrevista completa segue no áudio abaixo.
Um dos andarilhos que recebe a alimentação é o conhecido Jamaica, ele disse que os integrantes da Pastoral são anjos de Deus que ajudam aqueles que sofrem nas ruas.
Para ele, faz toda a diferença receber a marmita, por que além da refeição, ele conversa, canta, brinca com o grupo que faz questão de dar toda a atenção para os moradores de rua.
Jamaica também conversou a com a repórter Sílvia Vilarinho.
O Padre Paulo que está à frente da Paróquia há quase dois anos, sempre faz questão de acompanhar a entrega das marmitas, é um momento onde realiza orações e tenta de alguma forma, resgatar quem está perdido.
“É uma Pastoral, que faz toda a diferença para aqueles que necessitam. Não estamos atrás da pessoas para convencer que precisam mudar de vida, sair das ruas, mais sim para oferecer para elas uma oportunidade. Se elas vão aceitar ou não, depende delas. Assim a Igreja acontece, abre as portas aos necessitados e acolhe,” comenta Padre Paulo.
O Padre ainda disse que precisamos lembrar da Palavra de Deus. “Jesus disse no evangélico: Tive fome me deste de comer. Tive cede me destes de beber. Estive doente me visitaste. Então nós vamos ao encontro daqueles que de fato necessitam e precisam,” finaliza o Padre.
A entrevista completa com o Padre Paulo, segue no áudio abaixo:
Quem quiser colaborar com doações, basta procurar a secretária da Paróquia Cristo Profeta localizada na Rua Antônio José de Oliveira na Barra Funda.
Fotos: Estevam Silva