Pela primeira vez, mulheres participam da seleção do Exército

Serão pouco mais de mil vagas destinadas a mulheres no Exército Brasileiro em todo o país, sendo 182 na capital federal (Agência Gov)

Exército Brasileiro inicia, nesta quarta-feira (4/1), pela primeira vez, a Seleção Complementar do Alistamento Militar Inicial para mulheres. Serão mil vagas destinadas a mulheres na Força em todo o país, sendo 182 em Brasília (DF).

O processo seletivo, que é eliminatório, será o mesmo aplicado aos homens, o que inclui as seguintes etapas: revisão médica e odontológica, exames e avaliações de habilidades específicas e entrevista individual. A ação é um desdobramento do marco anunciado em 2025, pelo Ministério da Defesa.

No ano passado, mais de 34 mil jovens se alistaram em todo o Brasil. Somente em Brasília, mais de 900 jovens do sexo feminino foram chamadas para participar dessa fase.

Segundo a Pasta, o programa de alistamento feminino conta com um trabalho de combate ao assédio moral e sexual, normativas específicas, canais de ouvidoria e espaço de acolhimento para receber essas mulheres.

Ainda segundo a Defesa, inicialmente, são oferecidas 1.467 vagas, sendo 157 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Força Aérea. As oportunidades estão distribuídas em 51 municípios, abrangendo unidades militares das três Forças em 13 estados, além do Distrito Federal.

Essa fase do processo vai até o dia 20 de fevereiro em todo o país, mas as datas variam de acordo com o cronograma de cada Força. Em Brasília, a seleção será realizada no Setor Militar Urbano.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do alistamento.

Com informações do Metrópoles

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.