PF e Receita Federal deflagram Operação Head Cap em Apucarana

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (02/12/2025) a Operação Head Cap, cumprindo três mandados de busca e apreensão em endereços localizados na cidade de Apucarana (PR). A ação investiga um esquema de descaminho, sonegação fiscal e possível lavagem de dinheiro envolvendo um grupo de empresas da região.

De acordo com a PF, as empresas investigadas teriam utilizado serviços de importação de uma empresa sediada em Itajaí (SC) para ocultar as verdadeiras destinatárias das mercadorias. O esquema consistia em realizar procedimentos fiscais e aduaneiros como se a empresa importadora fosse a real adquirente, sem que os produtos sequer passassem por seus estoques.

A prática teria o objetivo de iludir o pagamento de impostos, ocultar os beneficiários das importações e, possivelmente, viabilizar operações de lavagem de dinheiro e blindagem patrimonial. Segundo a investigação, foram analisadas 13 Declarações de Importação, que resultaram em uma multa aplicada no valor de R$ 2.150.809,77.

As autoridades identificaram indícios de falsidade ideológica, com a inserção de informações falsas nas declarações apresentadas ao sistema aduaneiro. O nome da operação, Head Cap, faz referência ao tipo de materiais importados pelas empresas envolvidas.

A PF segue com as investigações para aprofundar a análise das movimentações comerciais e financeiras relacionadas ao caso.

Fonte: PF

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.