A Polícia Civil do Paraná alerta para possíveis golpes envolvendo pedidos falsos de doações após o tornado que destruiu cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu em 7 de novembro. Embora não haja denúncias formais, a corporação já atua preventivamente para identificar fraudes. O delegado Rodrigo Brown destaca que criminosos podem se aproveitar da comoção pública e orienta que qualquer suspeita seja denunciada pelos telefones 197 ou 181.
A orientação da Secretaria de Segurança Pública é que doações financeiras sejam feitas apenas pelos canais oficiais do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), que recebe contribuições destinadas à construção de moradias e auxílio às famílias atingidas. Pessoas físicas e jurídicas podem doar via Banco do Brasil ou PIX.
Além das contribuições financeiras, a população também pode ajudar com doações de roupas, alimentos, itens de higiene, roupas de cama e materiais de construção. Como o município foi amplamente destruído, a triagem das doações está sendo realizada em cidades próximas, especialmente no Ginásio dos Bancários, em Laranjeiras do Sul.
Dados para transferência no Banco do Brasil:
• CNPJ: 52.807.487/0001-12
• Agência: 3793-1
• Conta Corrente: 14.454-1
• Nome da conta: Fundo Estadual para Calamidades Públicas – Fecap
• Chave PIX/CNPJ: 52.807.487/0001-12
Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com qualquer valor. O Fecap reforça a capacidade de resposta do Estado e dos municípios em situações de desastre.
Com Agência Estadual de Notícias