Presos decidem encerrar rebelião na Casa de Custódia

A rebelião na Casa de Custódia de Curitiba, que começou na noite de domingo (1º), foi encerrada na manhã desta quinta-feira (5). A informação foi confirmada pelo Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen).

Ao todo, cinco agentes penitenciários foram rendidos pelos rebelados. Um deles foi liberado ainda na noite de domingo e os outros três na tarde desta quarta (4). O último refém foi libertado com o fim da rebelião.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Ricardo Carvalho, disse que o quinto refém foi liberado com segurança. Segundo ele, os presos que participaram da rebelião serão encaminhados direto para a delegacia para serem indiciados por cárcere privado, tortura, e destruição do patrimônio.

Ainda conforme Carvalho, é a primeira vez que isso acontece na história do Paraná.

Dos 600 presos que estão lotados no local, 172 estão participaram da rebelião. Eles concentraram o tumulto em uma das três galerias da unidade prisional e exigiram a transferência de alguns presos que estão detidos no interior para a Casa de Custódia porque estariam sendo ameaçados por uma facção criminosa.

A rebelião durou quatro dias e, conforme o Sindarspen, foi a mais longa dos últimos dez anos no Paraná.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE