Projeto Mais Saúde no Campo é apresentado
em municípios da 16ª Regional de Saúde
Nesta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde, de Rio Bom, recebeu a visita da equipe da 16ª Regional de Saúde, representada pelo médico-veterinário André Romagnoli e pela técnica em vigilância sanitária Castorina de Moraes. Durante o encontro, foi apresentado o projeto Mais Saúde no Campo, iniciativa que tem como objetivo fortalecer o saneamento rural e garantir a melhoria da qualidade da água consumida pela população do campo.
O projeto foi lançado em evento realizado em Apucarana, no início de agosto, com a presença do secretário de estado da saúde, Beto Preto. Na ocasião, o secretário anunciou que a proposta é excelente e pode ser encampada pela Sesa e levada para todas as regiões. “O saneamento rural e a garantia de água de qualidade aos moradores da zona rural deve ter o apoio dos municípios e de órgãos do governo”, avaliou Beto Preto.
A reunião contou com a presença do Secretário de Saúde José de Andrade, dos técnicos em Vigilância Sanitária, Jurandir Bueno e Vanderley Lopes Mori Júnior, além da equipe municipal de endemias. Romagnoli, da Sesa, informa que está percorrendo todos os municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde.
Hoje (12) o Mais Saúde no Campo foi apresentado e discutido com técnicos de Mauá da Serra. “No próximo dia 18 estaremos em Borrazópolis, e dia 2 de outubro em Bom Sucesso. Ainda falta agendar reuniões em Marumbi e Novo Itacolomi, para levar o projeto aos 17 municípios da 16ª RS”, informa André Romagnoli.
Na reunião de Mauá da Serra participaram Vivian Carvalho, diretora da saúde; Lidiane da Silva e Valdemir Ribeiro dos Santos, da Vigilância Sanitária; o secretário municipal de meio ambiente, Bruno Alessandro Reis; Adalberto Portela, representante do Sindicato Rural; Rafael Fontoura, diretor da Sema; Hernandes Takashi, do IDR em Mauá da Serra; e
Nilson Gonçalves dos Santos, coordenador de endemias.