“Providência” acompanha pacientes cirúrgicos até 90 dias após sua alta hospitalar

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital da Providência e Materno Infantil acompanham os pacientes cirúrgicos até 90 dias após alta hospitalar, a medida chamada busca por egressos, visa coletar informações por telefone sobre a recuperação do paciente para o controle de infecções.

“Nessa busca, perguntamos se o paciente teve febre, saída de pus pela incisão, dor, se tomou algum medicamento ou se procurou algum serviço médico depois da cirurgia, são informações muito importantes para avaliarmos e realizarmos as medidas necessárias para que esse paciente receba o tratamento adequado. Se o paciente apresentar alguma queixa é solicitado retorno para avaliação”, explica a enfermeira do SCIH do “Providência” e “Materno Infantil”, Jéssica Lopes.

A busca de egressos fonadas implantada em abril de 2016 já atendeu 1286 pacientes somente neste ano. As ligações são realizadas a partir de 30 dias para pacientes que passaram por cesáreas, procedimentos cirúrgicos de videolaparoscopia, ortopédicos e neurológicos sem prótese e, 90 dias para cirurgias plásticas e cirurgias ortopédicas e neurocirurgias com prótese. “A busca por egressos vem agregar ao atendimentoprestado pelas Instituições, a equipe do SCIH entra em contato com os pacientes por telefone, pois mesmo após seu período de internação é preciso ter os cuidados necessários para que sua recuperação seja completa”, afirma a médica, membro da Comissão de Controle de Infecção, Dra. Vera Lorenzon.

A paciente Katia Valeria De Lima Dos Santos, realizou uma cesárea no dia 10 de junho e aprovou o serviço. “Eu fui muito bem atendida no Hospital Materno Infantil, a equipe de enfermagem foi muito atenciosa comigo no tempo em que estive internada e essa ação das ligações é muito legal, mostra que se importam com a minha recuperação”, afirma.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE