Mesmo com a chuva das últimas horas, neste domingo (12) a Sanepar informou que está com o sistema de abastecimento inoperante em Apucarana em função de queda de energia durante o temporal da madrugada. De acordo com nota da empresa, a situação afeta a captação superficial dos rios Caviúna e Pirapó, bem como os sistemas de poços que complementam a produção de água, além da estação de tratamento de água e reservatórios. Equipes da Copel estão em campo trabalhando para solucionar o problema, mas não há prazo para o restabelecimento da energia.
A cidade estava com o abastecimento normalizado desde o dia 29 de setembro. A data marcou período de críticas pelo problema quando – segundo a Sanepar, uma empreiteira da Copel arrancou a adutora da concessionária de água. Dessa vez, a falta de energia elétrica ocorre desde às 4h da madrugada em todos os sistemas de captação dos Rios Caviúna e Pirapó, além de poços artesianos que dão suporte no município. Como praxe, a concessionária orienta os consumidores que em situações como esta, economize água. Priorize a água tratada para higiene e alimentação. Adie serviços que não sejam essenciais. “Não desperdice”, pontua.
Podem ficar sem água, principalmente, clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.