Referência no Brasil, Paraná realiza mais de 1,7 mil transplantes em 2025

Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

O Paraná segue como referência nacional em captação e transplante de órgãos. De janeiro a novembro de 2025, o Estado realizou 1.715 transplantes, segundo o Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), da Secretaria de Estado da Saúde. Entre os procedimentos estão 410 transplantes de rim, 264 de fígado, 29 de coração, além de transplantes combinados e mil cirurgias de córnea.

No mesmo período, foram registradas 425 doações efetivas de órgãos, possibilitando salvar e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, inclusive com o envio de órgãos para outros estados. Cada doação pode beneficiar até oito pacientes, considerando órgãos e tecidos como córneas, pele e ossos.

O SET/PR atua por meio de quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), localizadas em Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba, que atendem 70 hospitais notificantes. Ao todo, cerca de 700 profissionais, entre 34 equipes transplantadoras de órgãos e 72 de tecidos, atuam de forma integrada no processo.

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, o Paraná também realizou 325 transplantes de medula óssea até setembro de 2025. Em 2024, o Estado liderou o ranking nacional de doadores por milhão de habitantes, com 42,3 pmp. Em 2025, o índice segue elevado, chegando a 40,5 pmp até novembro, o dobro da média brasileira.

Outro destaque é a baixa taxa de recusa familiar. Em 2024, o Paraná registrou apenas 28%, a menor do país. Em 2025, o índice permanece entre os mais baixos, reforçando a eficácia do trabalho humanizado realizado pelas equipes de saúde.

 

Com Agência Estadual de Notícias

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.