A Prefeitura Municipal de Rio Bom através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer inaugura nesta quinta-feira, dia 28, o Museu da Memória do Município de Rio Bom (MUM).
A iniciativa visa a preservação da história e da cultura de Rio Bom, bem como apresentar às novas gerações a saga dos pioneiros e das pessoas que fazem parte da história do município.
O MUM vai funcionar nas instalações da Biblioteca Cidadã, onde haverá a exposição de todo o acervo do museu que está sendo montado basicamente com doações da população, desde ferramentas aos mais variados artefatos históricos. Tudo relacionado à história de Rio Bom.
Para o prefeito Moisés José de Andrade, investir em cultura e educação é primordial para o futuro do Município.
“Por amor a Rio Bom, seguimos trabalhando por todos os setores necessários para o desenvolvimento do nosso município. A reforma da biblioteca mostra o quanto a nossa gestão sabe que Educação não é apenas ter escola, creche e CEMEI. Continuamos trabalhando. Tem muito mais novidade vindo por aí”, salienta.
Segundo a gestora da biblioteca cidadã, Irenildes Silvestre dos Santos de Lima, o museu tem por objetivo, não apenas buscar um caminho em direção ao passado, mas também resgatar as raizes culturais da comunidade.
“É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado é conhecer o que foi feito para viabilizar o presente, para que novos conhecimentos sejam disponibilizados para a sustentabilidade das futuras gerações”, diz.