O tempo seco e a falta de chuva vem preocupando até mesmo a Sanepar de Apucarana, o diretor da unidade informou que o consumo de água na cidade e também dos municípios aumentou e muito.
De acordo com Luiz Carlos Jacovassi a Sanepar Apucarana atende além da cidade outros 24 municípios do Vale do Ivaí distribuídos em 43 sistemas, em todos os lugares o consumo subiu.
“A última vez que choveu de forma significativa foi em março, são quase 120 dias sem grandes chuvas, estamos enfrentando uma baixa nos rios e poços, em média Apucarana consome 26 milhões de metros cúbicos de água por dia, mas chegamos a registrar 33 milhões de metros cúbicos de água em apenas num dia. É um exagero,” comenta Jacovassi.
Ainda segundo Jacovassi, sexta, sábado e segunda, são os dias que mais se consomem água. Para ele, existe um uso irracional, pessoas para amenizar a presença da poeira estão lavando até as ruas.
“Os poços da Vila Reis, Adriano Correia e do Pirapó estão operando quase que no limite, as pessoas não estão usando a água de forma racional, é preciso ter essa consciência,” ressalta Jacovassi.
Cidades da região também registram a alta do consumo de água, em Lunardeli por exemplo um caminhão pipa foi enviado ao município para atender todos os moradores.
O repórter Cezar Neves conversou com Jacovassi, a entrevista completa segue no áudio abaixo.