Sanepar mantém Água Solidária e vai incluir 228 mil famílias em novo programa

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia, a partir desta próxima segunda-feira (15), a aplicação da Tarifa Social de Água e Esgoto, que garante desconto de até 50% na conta para 228.137 famílias de baixa renda nos municípios atendidos pela empresa. O benefício é previsto em lei federal e vale para consumo mensal de até 15 metros cúbicos de água.

Além da nova tarifa social, o Paraná manterá o programa Água Solidária, criado em 1991, que concede descontos de até 80% para famílias em situação de maior vulnerabilidade social, com consumo de até 10 m³ por mês. Somados, os dois programas vão beneficiar mais de 608 mil famílias em todo o estado.

A inclusão na Tarifa Social de Água e Esgoto será feita automaticamente, por meio do cruzamento de dados do Cadastro Único (CadÚnico) com a base de clientes da Sanepar. Não é necessário realizar novo cadastro neste momento. O benefício é destinado a famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo, inscritas no CadÚnico ou que tenham integrante beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo a Sanepar, ninguém perderá direitos já adquiridos com o programa Água Solidária. Para garantir o equilíbrio financeiro do sistema, a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) autorizou um reajuste de 2,7% nas tarifas dos demais consumidores, medida que entra em vigor na mesma data.

A iniciativa reforça o compromisso com o acesso à água como direito essencial, assegurando tarifas mais justas às famílias de baixa renda em todo o Paraná.

Com Agência Estadual de Notícias

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.