As férias escolares costumam ser sinônimo de descanso, brincadeiras e mais tempo em casa. No entanto, para pais e responsáveis, o período exige atenção redobrada com a segurança e a saúde das crianças. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) orienta que cuidados com hidratação, higiene pessoal, alimentação adequada e prevenção de acidentes domésticos são fundamentais para garantir férias tranquilas.
Segundo a Sesa, as ocorrências mais comuns nesse período envolvem quedas, afogamentos, sufocamentos e intoxicações. Embora muitos desses acidentes não sejam graves, eles podem evoluir rapidamente e demandar atendimento imediato.
Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mostram que, entre janeiro e novembro de 2025, no Paraná, foram registrados 10.361 atendimentos por traumatismos em geral, 3.492 por quedas, 2.364 por crises convulsivas, 190 por intoxicações ou envenenamentos, 38 por contato com animais ou plantas peçonhentas e 672 por retirada de corpos estranhos de ouvido, nariz ou garganta.
“O melhor caminho é sempre a prevenção. A atenção constante e a organização dos ambientes podem evitar acidentes e garantir que as férias sejam um período de alegria e convivência saudável para as famílias paranaenses”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O pediatra Flávio Salles, do Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, reforça que durante as férias as crianças ficam mais tempo em casa, ao ar livre e em locais como praias e piscinas, o que aumenta o risco de acidentes. “Alguns cuidados básicos podem evitar acidentes graves e até óbitos”, alertou.
Entre as principais orientações estão a supervisão constante em praias e piscinas, o uso de equipamentos de segurança, atenção especial a bebês e crianças pequenas, armazenamento seguro de produtos de limpeza e medicamentos, além de cuidados com hidratação e exposição ao sol. Em situações de emergência, a orientação é procurar imediatamente os serviços de saúde ou acionar o Samu.
Com Agência Estadual de Notícias