Saúde alerta população sobre circulação de vírus respiratórios e a importância da vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná emitiu um novo alerta sobre a circulação de vírus respiratórios no Estado. Entre 4 de outubro e 8 de novembro, foram registrados 2.884 novos casos de hospitalização por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme o 19º Informe Epidemiológico de 2025. No total do ano, o Paraná já contabiliza 27.533 internações e 1.729 mortes relacionadas à doença.

A Influenza foi responsável por 24,9% dos óbitos, seguida por outros vírus respiratórios (15,8%) e pela Covid-19 (8,9%). Quase metade das amostras analisadas pela Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal testaram positivo para vírus respiratórios, com destaque para o Influenza A (H1N1), que representou 71,2% dos casos da gripe.

Os grupos mais vulneráveis continuam sendo crianças menores de 6 anos, que registraram 6.618 casos e 54 mortes, e idosos acima de 60 anos, com 3.841 casos e 637 óbitos. Diante desse cenário, o secretário de Saúde em exercício, César Neves, reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de evitar formas graves da doença e prevenir mortes.

Além da imunização, a Sesa destaca medidas preventivas essenciais, como higienizar as mãos, manter ambientes ventilados, evitar aglomerações, usar álcool 70% quando necessário e buscar atendimento médico ao surgimento de sintomas gripais. Crianças e adultos com sinais da doença devem ser afastados temporariamente das atividades para evitar transmissão.

O Estado também recebeu reconhecimento de instituições nacionais e internacionais, como Opas, Conass e Ministério da Saúde, pela gestão no enfrentamento da SRAG. Entre as ações elogiadas estão a antecipação da vacinação contra a gripe, abertura de 204 leitos de enfermaria e UTI, aquisição de 100 mil testes rápidos e campanhas de conscientização contínuas.

Com Agência Estadual de Notícias

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.