O secretário municipal do Meio Ambiente, de Apucarana, assumiu a presidência do 4º polo regional do Grupo R-20, que engloba Apucarana, Arapongas, Sabáudia e várias cidades do Vale do Ivaí. A posse aconteceu na última quarta-feira, em Curitiba, durante a 17ª Reunião Ordinária do órgão.
O Grupo R-20, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, é um órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios e dos Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos das 20 regiões do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. O grupo atua em temas como educação ambiental, coleta seletiva, inclusão social de catadores, logística reversa, pesquisa, ensino, extensão, disposição final de rejeitos e consórcios.
Gentil explica que o grupo foi criado pelo Governo do Estado com o objetivo de trocar informações, auxiliando na busca de soluções para coleta seletiva, reciclagem de materiais, logística reversa e outras alternativas. “Assumimos o polo regional R-20 com a incumbência de levar as experiências muito bem avaliadas de Apucarana para municípios menores. Nosso aterro sanitário, nossa coleta seletiva e demais serviços ambientais são exemplo para todo o estado”, afirma Gentil Pereira.
O Paraná foi mapeado em 20 regionais, buscando principalmente a descentralização de informações, o que favorece o desenvolvimento das ações que envolvem a aplicação correta da logística reversa, ou seja, fazer com que todo tipo de material reciclável volte para a cadeia produtiva, desde o fabricante até o consumidor final.