Dias após a deposição de Bashar al-Assad, novas lideranças surgem com promessas de governo interino pode durar pelo menos até março do ano que vem na Síria. Agências internacionais citam Mohamed al-Bashir como o novo administrador do país até o começo do ano. Ele falou como líder da mudança pela primeira vez nesta terça-feira (10) pela televisão estatal do país. Bashir disse que está no comando da Síria como primeiro-ministro interino e teria apoio de antigos grupos que promoveram a queda do ditador Assad.
Depois da tomada do país e a fuga da família do presidente para a Rússia, o dia começou com a rotina tentando voltar à normalidade. Bancos reabriram e o comércio também já está funcionando com nível de segurança menor na capital Damasco. Neste domingo, mulheres e crianças foram libertadas de prisões mantidas a terrorismo pelo então presidente.
Lula – Assad
Assad comandou a ferro e fogo o país por mais de cinquenta anos, após herdar a forma repressiva de intolerância política de seu pai. No ano de 2010, o presidente Lula condecorou Assad com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul – a maior honraria brasileira concedida para estrangeiros. Na ocasião, Lula recebia o ditador Sírio durante visita ao Brasil.
Com Agências