Tamanduá-mirim é resgatado em chácara próxima à UTFPR e devolvido à natureza em Apucarana

O animal estava encurralado dentro de uma estrutura metálica apoiada em um muro (Foto: Reprodução/Vídeo)

Um tamanduá-mirim mobilizou equipes ambientais na noite desta quarta-feira (7) após ser encontrado em uma chácara nas proximidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Apucarana. O animal silvestre foi resgatado em segurança e, pouco depois, devolvido ao seu habitat natural. (Veja no final da reportagem)

A ocorrência foi atendida pelo biólogo Fernando Felippe, do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa), com apoio do secretário municipal do Meio Ambiente, Diego Silva. A família responsável pelo imóvel acionou o Corpo de Bombeiros por volta das 23h, que repassou a situação ao Cemsa.

Segundo Felippe, o resgate precisou ser rápido devido ao risco de confronto entre o tamanduá e os cães da propriedade. O local fica próximo a residências e abriga vários cachorros, o que poderia resultar em ferimentos graves ou até na morte do animal ou dos cães. “O tamanduá tem garras muito fortes nas patas dianteiras e pode reagir se se sentir ameaçado. Ao mesmo tempo, ele também poderia ser atacado pela matilha”, explicou o biólogo durante o atendimento.

Ao chegar à chácara, a equipe encontrou o animal encurralado dentro de uma estrutura metálica apoiada em um muro. Utilizando equipamentos apropriados, os profissionais conseguiram retirar o tamanduá sem ferimentos e o acomodaram em uma caixa de transporte.

Após avaliação e a constatação de que o animal estava em boas condições de saúde, a equipe realizou a soltura imediata em uma área de mata afastada da zona urbana, garantindo a segurança do tamanduá e evitando novos riscos de interação com pessoas ou animais domésticos.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.