A semana começa gelada em todo o Paraná. Em Curitiba, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a manhã desta segunda-feira (21) foi, até agora, a mais fria do ano.
Por volta das 6h30, os termômetros marcavam 4ºC, e a sensação térmica era de 1ºC. Às 7h, a temperatura caiu para 3ºC. A máxima prevista é de 18ºC.
As menores temperaturas registradas pelo Simepar nesta manhã foram em General Carneiro, na região sul, com – 1,1ºC, e na Lapa, Região Metropolitana: – 2,1ºC.
Guarapuava, na região central, teve mínima de 3ºC e sensação térmica de 2ºC.
Em Palmas, no sul, os moradores se deparando com a sensação térmica de 0ºC logo cedo, com os termômetros marcando 2ºC.
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a mínima foi de 1ºC, e sensação térmica de -1ºC.
Cascavel, no oeste, registrou 5ºC e Foz do Iguaçu, também no oeste, 6ºC.
Na região norte, as temperaturas estão igualmente mais baixas, segundo o Simepar. Londrina registrou de 7ºC, e Maringá 8ºC.
Em Paranavaí, no noroeste, a temperatura pela manhã era de 7ºC.
Geadas
Além do frio, havia a previsão geada. O meteorologista Tarcízio da Costa destacou, no domingo (20), que a geada mais intensa poderia ocorrer no sul do estado, nas cidades de Palmas, Guarapuava e União da Vitória.
“Como está sem vento e com céu claro, são as condições ideais para a ocorrência de geada”.
Quem mora nos Campos Gerais e na região sudoeste do estado deve presenciar uma geada mais moderada e, nas regiões de Cascavel e de Curitiba e Região, a geada deve ser fraca.
O meteorologista lembra que as primeiras geadas mostram que estamos na reta final do outono, chegando mais próximo ao inverno.
O frio mais intenso, contudo, deve se limitar a esta segunda-feira.
“Essa situação melhora no decorrer dos próximos dias, ou seja, segunda-feira geadas amplas, na terça-feira ainda deve ter geadas, mas já em uma menor quantidade de municípios porque o centro da massa de ar vai se deslocando gradativamente”, afirmou Tarzício da Costa.