A equipe de transição da futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), divulgou nesta terça-feira (18) uma nota detalhando funcionará a estrutura do ministério, com o nome dos seis secretários que farão parte da pasta.
Ainda de acordo com a nota, no governo de Jair Bolsonaro, o ministério vai acumular atribuições que antes estavam nos ministérios do Meio Ambiente, Casa Civil e Desenvolvimento Civil.
De acordo com a publicação, Luiz Nabhan Garcia, principal articulador de Bolsonaro com o setor do Agronegócio durante a campanha, ficará responsável pela Secretaria Especial de Assuntos Fundiários. Nabhan é presidente da União Democrática Ruralista e foi um dos nomes cotados para assumir o ministério.
José Tollstadius Leal será secretário da Defesa Sanitária, atualmente ele é chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Eduardo Sampaio Marques ficará com a Secretaria de Política Agrícola. A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais estará sob a tutela de Orlando Leite Ribeiro, enquanto a da Aquicultura e Pesca com Jorge Seif. Fechando a equipe, Fernando Henrique Kohlmann Schwankle assumirá Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo.
Reportagem, Raphael Costa/ Agência do Rádio