Terremoto provoca alertas após destruição em Taiwan

Um terremoto de magnitude superior a 7 foi sentido na manhã desta quarta-feira (3, noite de terça em Brasília) em Taiwan, causando quatro mortes e deixando dezenas de feridos, além de danos em edifícios e alertas de tsunami na região. O terremoto já é o maior a sacudir a área em 25 anos e as autoridades alertaram para a possibilidade de mais tremores a seguir. Segundo o jornal The Guardian, Taiwan afirmou que pelo menos 711 pessoas ficaram feridas e que 77 ficaram presas.

O Centro de Emergências de Taiwan informou que mais de 50 pessoas ficaram feridas. As mortes ocorreram no condado de Hualien, onde pelo menos três pessoas foram atingidas quando faziam uma caminhada e outra estava em um túnel rodoviário. Na cidade de Hualien, situada na costa leste de Taiwan, dois edifícios colapsaram devido ao abalo, afirmaram os bombeiros locais, que temem que haja vítimas presas.

A Agência Meteorológica do Japão calculou a magnitude do terremoto em 7,5, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) tenha indicado que foi de 7,4. Ainda segundo o USGS, o tremor ocorreu por volta das 8h locais. O epicentro se situou a 18 quilômetros ao sul da cidade de Hualien, com uma profundidade de 34,8 quilômetros. O terremoto desencadeou alertas de tsunami em Taiwan, nas ilhas do sudoeste do Japão e em várias províncias das Filipinas, onde a população costeira correu para se refugiar em pontos mais elevados.

Após, as autoridades japonesas e filipinas anularam os alertas e o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, um observatório com sede no Havaí, disse duas horas depois do terremoto que “a ameaça de tsunami em grande parte já passou”. Ainda no Japão, as autoridades suspenderam temporariamente o tráfego aéreo no aeroporto de Naha, na ilha de Okinawa. Um porta-voz do governo disse que não houve vítimas na região, embora a agência meteorológica do Japão tenha detectado ondas de tsunami de até 30 centímetros em algumas de suas ilhas.

O terremoto foi sentido em toda Taiwan e teve várias réplicas, uma delas de magnitude 6,5 perto de Hualien, segundo a agência meteorológica da ilha. Na capital taiwanesa, Taipei, a circulação do metrô foi suspensa por quase uma hora, e as autoridades pediram aos moradores para verificar se havia vazamentos de gás.

OUÇA AO VIVO
BAIXE EM SEU CELULAR
PUBLICIDADE