Testes de triagem neonatal realizados no Hospital Materno Infantil previnem doenças

No Hospital da Providência Materno Infantil, são realizados seis testes para diagnóstico e prevenção de doenças ainda nas primeiras 48 horas de vida dos recém-nascidos, os testes de triagem neonatais visam contribuir para o tratamento precoce, gerando maior qualidade na vida futura do paciente. “Os testes são essenciais para evitar que algumas doenças evoluam e gerem complicações para os recém-nascidos”, afirma o médico residente em pediatria do Hospital da Providência Materno Infantil, Dr. Douglas Henrique da Silva.

Conheça os testes

Teste do pezinho. A partir deste teste é possível diagnosticar seis doenças diferentes, por meio de gotículas de sangue pode ser realizado nas primeiras 24 horas de vida do recém-nascido se o nascimentofoi de parto normal e após 48 horas se o parto foi cesárea. “Escolhe-se o pezinho por ser uma região fácil de acessar o sangue, é um teste seguro e rápido, que pode diagnosticar causadores de deficiência intelectual, doenças que impedem o desenvolvimento genital externo dos bebês e causadores deinsuficiência no pâncreas. Steste foi feito muito precocemente, ele deve repetido posteriormente em uma Unidade Básica de Saúde”, comenta Dr. Douglas.

Teste do coração. Realizado nas primeiras 24 horas a 48 horas de vida do paciente. “Medimos através do oxímetro, a quantidade de oxigênio presente no sangue do pacienteassim é possível analisar o nível de oxigênio que o bebê está recebendo e se o coração tem um funcionamento adequado. É um teste simples e em alguns minutos já podemos saber o resultado”, explica o médico.

Teste do olhinho. Também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, analisa doenças que podem estar presentes na visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo. “A partir da emissão de uma luz colocada a cerca de 20 cm diante do paciente, é possível analisar se a luz entra de forma adequada no olho do recém-nascidoe se há algo que interfere em sua visão”, explica o médico.

Teste da linguinha. “Consiste em analisar a mobilidade da língua para que o paciente não tenha problemas para se amamentar, deglutir posteriormente mastigar e falar”, fala o pediatra.

Teste da orelhinha. Feito por meio de estímulos sonoros leves e medição do retorno desses estímulos dasestruturas do ouvido interno. “So barulho não é recaptadosignifica que existe alguma alteração, a partir dessa análise são feitos outros exames para que se tenha o diagnóstico correto”, comenta o médico.

Teste do quadril, mais conhecido como Teste de Ortolani, pode diagnosticar a Displasia do Desenvolvimento do Quadril. “O teste é simples e analisa a estabilidade do quadril do paciente. A partir de flexões é possível avaliar se o quadril tem uma boa articulação”, explica o pediatra.

Todos os testes realizados são anotados no cartão de saúde do paciente. “Quando o bebê saí do Hospital, esses testes já foram feitos e se mostrarem alguma alteração, esse paciente é encaminhado para o tratamento especializado. São medidas extremamente importantes para o futuro desses recém-nascidos. No Hospital Materno Infantil explicamos para cada mamãe a importância e como serão realizados, alguns testes são realizados junto ao leito, no colo da mãe. São testes simples, mas que podem trazer grandes benefícios para os nossos pacientes”, finaliza o pediatra.

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.