Tiroteio em escola no Canadá deixa ao menos 10 mortos e mais de 25 feridos

Ataque ocorreu em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica; suspeita foi encontrada morta no local (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Um ataque a tiros em uma escola de Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica, no Canadá, deixou ao menos 10 mortos nesta terça-feira (10). Entre as vítimas está a pessoa apontada como responsável pelos disparos, segundo autoridades locais.

De acordo com a Polícia Montada do Canadá (RCMP), nove pessoas morreram em decorrência do ataque, além da suspeita, que foi encontrada sem vida dentro da instituição de ensino. A corporação informou que, a princípio, não há indícios de participação de outros envolvidos.

O tiroteio ocorreu por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos. A cidade tem pouco mais de 2 mil habitantes.

Como o ataque aconteceu

Seis vítimas foram localizadas mortas dentro da escola. Uma pessoa morreu a caminho do hospital e outras duas foram encontradas sem vida em uma residência próxima, que, segundo a polícia, pode ter ligação com o caso.

Mais de 25 pessoas ficaram feridas, incluindo duas que precisaram ser transportadas de helicóptero em estado grave.

A polícia informou que chegou ao local cerca de dois minutos após o chamado de emergência. Todos os demais alunos e funcionários foram evacuados em segurança.

Investigação em andamento

Em nota, a RCMP afirmou que o caso ainda está sob investigação e que a identidade da suspeita já é conhecida pelas autoridades, mas não será divulgada neste momento para não comprometer os trabalhos policiais.

“Esta foi uma situação dinâmica e em rápida evolução, e a pronta cooperação da escola, dos socorristas e da comunidade desempenhou um papel crucial em nossa resposta”, declarou o superintendente-chefe do Distrito Norte, Ken Floyd.

As autoridades também informaram que continuam as buscas para verificar se há outras vítimas.

Repercussão

O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, classificou o episódio como “uma tragédia inimaginável” e afirmou que o ataque está entre os mais letais do tipo já registrados no país.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, declarou estar “devastado” e manifestou solidariedade às famílias das vítimas e à população da província.

Escolas fechadas

Em comunicado publicado nas redes sociais, as escolas Primária e Secundária de Tumbler Ridge informaram que permanecerão fechadas pelo restante da semana. O distrito anunciou que está organizando apoio psicológico à comunidade e divulgará detalhes sobre os locais de atendimento.

O Distrito de Tumbler Ridge afirmou que a cidade vive um “incidente profundamente perturbador”, ressaltando o impacto da tragédia na comunidade local.

Da Redação 98 FM/ Com informações do Metrópoles

Imagem mostra pessoas deixando a escola onde ocorreu o ataque

Imagem mostra helicóptero chegando no colégio

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.