Uma pesquisa do IBGE divulgada recentemente mostra que a maioria dos trabalhadores de Apucarana leva até meia hora para se deslocar de casa até o trabalho. De acordo com os dados do Censo 2022, 12 por cento dos apucaranenses chegam ao serviço em até 5 minutos. Outros 35 por cento gastam entre 6 e 15 minutos, e mais 34 por cento levam de 15 a 30 minutos. Somando tudo, são 81 por cento das pessoas com deslocamento de até meia hora.
Já 15 por cento da população leva de 30 minutos até uma hora para chegar ao trabalho. Apenas 3 por cento informaram um tempo maior, entre 1 e 2 horas. E praticamente ninguém relatou deslocamentos superiores a isso. Em comparação com cidades vizinhas, como Arapongas, Ivaiporã e Jandaia do Sul, Apucarana está dentro da média regional. Em Ivaiporã, por exemplo, mais de 60 por cento dos trabalhadores levam menos de 15 minutos no trajeto. Já em Jandaia, os tempos são um pouco mais longos, com 16 por cento das pessoas gastando entre meia hora e uma hora.
O levantamento mostra que as cidades do interior do Paraná, como Apucarana, ainda preservam uma boa qualidade de vida em termos de mobilidade urbana, com a maior parte dos trabalhadores enfrentando deslocamentos curtos.
Fonte: IBGE / Censo 2022