O chamado ‘ranking de universidades globais’ traz na lista a Federal do Paraná e as Estaduais de Londrina e Maringá entre as mais bem avaliadas. A UFPR é ranqueada na posição de número 24, a UEL na de número 51 e a UEM na posição 58.
Esta é a quinta edição do ranking, que avaliou 1.250 instituições de 75 países, com resultados divulgados por região. Dentre as 64 universidades que integram a lista latina, 31 são brasileiras, todas públicas.
A metodologia de elaboração do ranking leva em conta fatores que medem a reputaçãoda pesquisa global e regional da universidade e ainda o desempenho da pesquisa acadêmica. Para o ranking geral, estão incluídos índices de publicações, citações e colaboração internacional.
As universidades estaduais também tiveram destaque em outra relação divulgada esta semana: o World University Ranking, divulgado pela revista inglesa Times Higher Education.
As instituições aparecem entre as melhores em quatro áreas de avaliação.
Na categoria Clínica, Pré-clínica e Saúde, em que foram avaliados cursos como Medicina e Odontologia, as universidades estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa aparecem entre as 600 melhores do mundo.
Nas áreas das Ciências da Vida, estão contemplados cursos de Biologia, Medicina Veterinária e Educação Física. Nelas, UEL, UEM E UEPG também são ranqueadas junto com a Unioeste, que também entrou na classificação.
Para os assuntos de Ciências Físicas, foram avaliadas as graduações em Matemática, Estatística, Física, Astronomia, Química, Geologia e Ciências Ambientais. Dentre essas, foram avaliadas entre as 800 melhores do mundo as universidades estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Por fim, na categoria Educação, a UEL aparece entre as 400 melhores do mundo conforme a avaliação da THE.
Fonte: CBN Curitiba/Repórter Cristina Seciuk