De acordo com reportagem publicada pela Rádio CBN, gestores estaduais da Saúde tem reclamado da falta de orientação do Ministério da Saúde sobre como proceder. Eles temem perder as doses dos lotes da vacina Qdenga comprados pelo Governo Federal com validade até o dia 30 de abril. A procura pelo imunizante tem sido baixa e os 521 municípios escolhidos para receber as doses, podem ter que jogar fora o remédio destinado ao público infantil de 10 a 14 anos. Enquanto os estados tentam traçar suas próprioas estratégias para atrair o público alvo – segundo a emissora, especialistas culpam fakenews sobre vacinas pelo baixo interesse.
Nesta segunda-feira (18), o Brasil já bateu o recorde histórico de casos da dengue em um único ano, após os três primeiros meses de 2024. Segundo dados do Ministério da Saúde, são quase 1,9 milhão de contágios (prováveis e confirmados), além de 561 óbitos confirmados e outras mil mortes em investigação.
- PARANÁ
Há uma semana o Paraná decretou Situação de Emergência em Saúde Pública, para a dengue, através da Secretaria Estadual da Saúde. Somente no último boletim epidemiológico, divulgado no dia 12, foram registradas 34.996 novas notificações, 17.044 casos e 12 mortes. Agora o Paraná soma 222.590 notificações com 90.972 confirmações e 49 óbitos no período sazonal 2023/2024, iniciado em agosto. Dentre os 399 municípios paranaenses, 397 já registraram notificações por dengue. Destes, 366 já possuem casos confirmados pela doença, quase 92% do Estado. A incidência de casos autóctones (transmitidos dentro do Estado) chegou a 697 casos por 100 mil habitantes. Vinte e seis municípios já decretaram situação de emergência no Paraná. O Paraná é atualmente o 4º estado do País com a maior incidência de dengue.
Quanto a vacina contra dengue no Paraná – onde apenas 30 municípios receberam o imunizante, a SESA ampliou a aplicação para pré-adolescentes de 12 a 14 anos no último dia 7, quando apenas 23% estavam vacinados. Os municípios com doses a serem aplicadas no Paraná, são: Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assai, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.
Com CBN