Vaticano se manifesta após França aprovar aborto na Constituição do país

O Congresso aprovou por 780 votos a inclusão na Constituição francesa da garantia da liberdade das mulheres de abortar. Uma declaração da Pontifícia Academia para a Vida, na tarde desta segunda-feira, reiterou o apoio à posição da Conferência Episcopal Francesa: “precisamente na era dos direitos humanos universais, não pode haver um ‘direito’ de suprimir uma vida humana”. Presidente da PAV: essa não é a maneira de defender as mulheres e seus filhos.

“Precisamente na era dos direitos humanos universais, não pode haver um ‘direito’ de suprimir uma vida humana”. Em uma nota, a Pontifícia Academia para a Vida apoia a posição da Conferência Episcopal Francesa sobre a proposta de inserir na Constituição a garantia de liberdade para as mulheres recorrerem ao aborto, aprovada na tarde desta segunda-feira, 4 de março, por ampla maioria pelo Congresso reunido em Versalhes.

A proposta havia sido aprovada pelo Senado em primeira leitura e sem emendas (267 votos a favor e 50 contra) no último dia 29 de fevereiro. Para a aprovação final, era necessário o voto de três quintos dos parlamentares reunidos em sessão plenária no Congresso. Na noite desta segunda-feira, 780 deputados e senadores aprovaram a inserção no artigo 34 do texto básico da frase: “A lei determinará as condições em que será exercida a liberdade garantida à mulher de recorrer à interrupção voluntária da gravidez”. Apenas 72 deputados votaram contra.

Entrevistado pela mídia do Vaticano, o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, dom Vincenzo Paglia, reitera sua proximidade “aos bispos franceses que declaram sua tristeza”. “Eu”, afirma, “acredito que este não é o método ou estas não são as palavras com as quais podemos proteger e defender as mulheres e seus filhos. Diante de vidas marcadas pela dor e pelas dificuldades, devemos todos trabalhar juntos para que a vida seja sempre salvaguardada e preservada, a vida de todos, particularmente a dos mais fracos”. “É nesse sentido”, acrescenta o arcebispo, “que a Pontifícia Academia para a Vida continua a apoiar o compromisso de todos para que ela seja protegida em todo tempo, momento e situação. Nisso, nossa proximidade aos bispos franceses me parece ser um dever”.

Vatican News

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE