Apucarana terá uma semana atípica nesses últimos dias do ano de 2023. Como as repartições públicas – municipais, estaduais e federais, estão de recesso até o dia 2 de janeiro, o município divulgou esquema para atendimentos prioritários.
Veja:
- POSTOS DE SAÚDE
Confira abaixo a lista de serviços essenciais, que não serão paralisados no recesso de fim de ano:
I – Saúde
Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
Ambulância 24 horas;
Farmácia 24 horas (em frente à UPA);
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);
Centro Infantil;
UBS Pedro Barreto (Vila Reis) – das 7 às 17 horas;
UBS Walter Lazarini (Pirapó) – das 7 às 17 horas;
UBS Antônio Sachelli (Jd. Colonial) – das 7 às 17 horas;
UBS Maria do Café (Jd. Ponta Grossa) – das 7 às 17 horas;
UBS Raul Castilho (João Paulo I) – das 7 às 17 horas;
UBS Takaiti Miyadi (Dom Romeu) – das 7 às 17 horas.
II – Guarda Municipal e Agentes de Trânsito;
Contatos devem ser feitos pelo número (153)
III – Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana.
Além desses serviços, o atendimento continua padrão com o Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190).
- COMÉRCIO
O comércio este ano atendeu em horário especial até as 22 horas, desde 7 de dezembro até a sexta-feira passada. Assim, as lojas de rua voltam nesta terça-feira (26), a abrir normalmente até às 18h e no sábado (30/12), as lojas ficarão abertas até as 18 horas. Os comerciários folgam nos dias 31/01 e 02).
Domingo dia 24 de dezembro, o comércio abriu das 9h às 18 horas e esse dia será compensado em 2 de janeiro, terça-feira. As datas e horários, foram acertados entre o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap) durante convenção coletiva definiram o funcionamento do comércio para o final deste ano.
- BANCOS
Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Por esse motivo, os bancos não funcionam nos dias 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal).
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 26/12 e 02/01 (terça-feira), os bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.
Também conforme a entidade, os bancos não abrem presencialmente nesta quinta e sexta-feira (29). As instruções bancárias retomam o atendimento normal, partir do dia 2 de janeiro.