O vereador Moisés Tavares (PP) esteve em Brasília (DF) nesta semana, onde participou do seminário “A Jornada da Pessoa com Hemofilia”, promovido pela ABRAPHEM (Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia e outras Coagulopatias Hereditárias), em parceria com a Frente Parlamentar pela Saúde. O evento foi realizado na Câmara dos Deputados.
A ABRAPHEM tem sede em Apucarana e conta com a apucaranense Indianara Galhardo como vice-presidente. O vereador destacou a importância do trabalho realizado pela entidade, que mantém convênio com a Prefeitura de Apucarana para capacitação de profissionais da saúde sobre o tema.
Em Apucarana, Moisés Tavares também é autor da Lei Municipal “Arthur Gabriel”, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Hemofilia, reforçando o compromisso com a causa e a luta por mais políticas públicas voltadas às pessoas com coagulopatias.
Durante sua fala, o vereador chamou atenção para a consulta pública aberta até o dia 15 de setembro, que trata da possível incorporação do medicamento emicizumabe no tratamento preventivo da hemofilia. “Essa é uma conquista fundamental. Precisamos da mobilização de todos”, afirmou. (Acompanhe o vídeo no final da matéria)
A consulta pública pode ser acessada pelo link: http://bit.ly/4meI8yC
Outros compromissos em Brasília
Além da participação no seminário, Moisés Tavares esteve presente em uma audiência pública da Comissão Especial de Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Luísa Canziani (PSD). A comissão discute o Projeto de Lei 2338/23, que trata da regulamentação da inteligência artificial no Brasil.
O vereador também visitou o gabinete do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, durante sua agenda na capital federal.
Fala do vereador Moisés Tavares na Câmara dos Deputados em Brasília