Foi realizada na tarde desta segunda-feira,18/09, mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Apucarana. Em pauta a votação de um Projeto de Lei, que foi aprovado por unanimidade dos presentes. “Aprovamos o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao Dr. Arnor Lima Neto pelos relevantes serviços prestados a comunidade apucaranense. Em breve estaremos marcando a entrega o Título”, explica o autor do projeto, vereador Gentil Pereira, que agradeceu a todos os vereadores pela votação.
Também foram aprovados três Requerimentos sendo 01 de autoria do vereador José Airton Deco de Araújo, nº 54/2017, que pede informações ao Prefeito Municipal sobre a possibilidade de serem construídos estacionamentos diagonais na Avenida Santa Catarina, nas proximidades do Cisvir, no Jardim Apucarana; nº 55/2017 de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi, que pede informações ais diretores das empresas de telefonia móvel Oi/Brasil Telecom, Vivo, Claro e TIM sobre a viabilidade de serem instaladas torres de telefonia na região do Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo e o Requerimento nº 53/2017 de autoria do vereador Rodolfo Mota que pede informações ao Prefeito Municipal sobre os benefícios aos servidores públicos municipais previstos na Lei nº 58/1997, sistemas de cargos e carreira do funcionalismo público municipal e na Lei nº 68/1997, sistema de cargos e carreira dos servidores da Autarquia Municipal de Saúde e suas respectivas alterações.
Estiveram presentes na Câmara para fazer uso da Tribuna Livre, Marcos José Faccio, Sub Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Apucarana e o Capitão Vilson Laurentino da Silva, Comandante da Companhia de Policiamento de Apucarana. O policias que estavam trabalhando em outros municípios, retornaram a pouco tempo pra cidade conversaram com os vereadores.
O repórter Cézar Neves que acompanhou a sessão conversou com o Capitão Vilson sobre o assunto.
Vaneyson Francisco, paciente do CAPS de Cambira também esteve na Câmara Municipal para apresentar aos vereadores a Associação dos Usuários, Familiares, Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental de Apucarana (AUFTASMA).
Segundo ele, a associação tem como objetivo estimular a participação da população na luta pelas melhorias das condições da saúde mental e de tudo o que a permeia, a partir dos princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. “A associação trabalha com a promoção da cidadania, da ética e dos direitos humanos dos seus associados. Ela também funciona como espaço de convivência e troca de experiências de vida entre seus membros”, completa.
Em Apucarana a associação funciona no platô da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, todos os sábados das 09 às 12 horas, onde são realizados brechó de roupas e calçados doados pelos amigos da Saúde Mental e são comercializados produtos confeccionados pelos usuários. O valor arrecadado com a venda é revertido em parte para a associação.
“Agradecemos a oportunidade de apresentar nossa associação e nosso espaço. Pretendemos transformar o projeto em um espaço de geração de trabalho e renda pautado no modelo sócio-produtivo da economia solidária promovendo a capacidade produtiva e estimulando a autonomia de seus participantes”, finaliza Vaneyson.
A próxima sessão ordinária será realizada no dia 25 de setembro (segunda-feira), às 16 horas.