Uma família que estava celebrando o Natal nesta segunda-feira (25), levou um grande susto ao encontrar uma cobra jararaca no quintal de casa, na região do Parque Bela Vista.
O biólogo e repórter Felipe Selvagem foi chamado. “Eles estavam passando o Natal, de repente a cobra apareceu em uma escada do quintal, e eles me chamaram. Acionamos também o meio ambiente e acabou tudo bem, ninguém se feriu”, detalha.
A cobra foi capturada e será solta em um local seguro, longe de residências.
Jararaca
Serpente peçonhenta, sendo a 4º cobra mais perigosa que se conhece no Brasil. Ela é responsável por mais de 80% dos casos de picadas de cobra registradas no país.
No Brasil, tem mais de 20 tipos diferentes de jararaca em diferentes locais.
O veneno da jararaca
A principal razão pela jararaca ser a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.
O veneno da jararaca é expelido pelos seus dois dentes frontais. Por estarem na parte anterior do maxilar superior, ao morderem a presa, a jararaca insere seu veneno no animal, ficando complicada a fuga no momento do ataque. Por isso, cuidado com locais com muito lixo e vegetação alta, já que esse réptil gosta de lugares escuros e úmidos.