A Prefeitura de Apucarana, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), promove segunda-feira 23/10 palestra sobre Leishmanioses. O evento está previsto para as 19 horas, no salão nobre da prefeitura, é voltado especialmente para médicos veterinários.
A palestra será ministrada pelo médico veterinário pós-doutor em saúde pública, Italmar Teodorico Navarro, e pela médica veterinária especialista e mestre em saúde pública com ênfase em leishmanioses, Eloiza Teles Caldart. Serão abordados temas como a situação da leishmaniose visceral e leishmaniose tegumentar americana no norte do Paraná, bem como esclarecimentos relacionados ao tratamento da leishmaniose visceral canina e suas implicações na saúde pública.
A Leishmaniose é uma das doenças que mais afeta os cães no Brasil. Transmitida pela picada de mosquitos, a enfermidade pode causar problemas dermatológicos (perda de pelos em focinho, orelhas e região dos olhos), crescimento anormal das unhas, emagrecimento progressivo, anorexia, e dependendo das complicações e da evolução do quadro, o animal pode morrer.