Veja como foi a sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Apucarana, realizada nesta segunda-feira (17), foi marcada pela aprovação de projetos de impacto social e por debates sobre temas cruciais para a comunidade, como segurança e infraestrutura. O destaque da noite foi a aprovação do Projeto de Lei que institui o “Banco Rosa”, reservando assentos exclusivos para mulheres no transporte público coletivo municipal. De autoria do vereador Lucas Leugi (PSD) e com coautoria da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), a medida visa diretamente prevenir e combater casos de assédio sexual dentro dos ônibus, promovendo maior segurança para as passageiras.

Prevenção e valorização da vida

Em primeiro turno, outros três projetos de lei foram aprovados. Um deles é o PL de autoria do vereador Odarlone Orente (PT), que institui o Programa Municipal de Valorização da Vida e Capacitação de Servidores Públicos. O objetivo é preparar o funcionalismo municipal para identificar e encaminhar adequadamente situações de sofrimento emocional, um passo importante para a saúde mental dos servidores e da população.

Conselho Tutelar e homenagens

Em virtude do Dia do Conselho Tutelar, celebrado em 18 de novembro, o conselheiro Fábio Lucas compareceu ao plenário para apresentar um balanço das atividades do órgão. Os dados chamaram a atenção para a alta quantidade de atendimentos registrados este ano (até outubro) relacionados a violência sexual contra crianças e adolescentes e a casos de faltas escolares não justificadas.

Ainda na pauta de honrarias, os vereadores aprovaram a concessão de diploma e mérito de tarefas comunitárias ao major Alessandro Ribeiro da Costa, subcomandante do 10° Batalhão de Polícia Militar, e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana (Apae Apucarana), reconhecendo seus relevantes serviços à comunidade.

Críticas e próximos passos

Os debates também incluíram críticas sobre a lentidão da Copel no atendimento a emergências, bem como discussões sobre a falta de um ponto de ônibus adequado para usuários do transporte coletivo em áreas do município. A situação da cratera na rua Rio dos Patos, no núcleo João Paulo, também foi pauta de cobrança e debate.

A próxima sessão ordinária, marcada para a segunda-feira seguinte (24), será realizada em um local diferente: o auditório da ACIA — Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana. A mudança faz parte do programa do Legislativo de aproximação com a comunidade.

 

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.