Morreu nesta terça-feira (3) o ex-prefeito de Jandaia do Sul e ex-deputado federal José Rodrigues Borba, aos 76 anos. Natural de Mandaguari, ele teve atuação destacada na política paranaense e representou o Vale do Ivaí e o estado do Paraná na Câmara dos Deputados por mais de uma década.
Nascido em 14 de julho de 1949, Borba era filho de Alzira Maria de Jesus Borba e Luís Rodrigues Borba. Além da carreira política, atuou como contador e empresário. Nos últimos anos, enfrentava problemas de saúde e residia em Maringá.
Em nota, o prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias no município.
A trajetória política de Borba começou na Câmara Municipal de Jandaia do Sul, onde foi vereador entre 1977 e 1982. Depois, comandou o Executivo municipal por dois mandatos, de 1989 a 1993 e de 2009 a 2012.
No cenário nacional, exerceu três mandatos consecutivos como deputado federal, entre 1995 e 2007, período em que se consolidou como uma das principais lideranças do Paraná em Brasília.
Filiado ao Partido Progressistas (PP) desde 2007, José Rodrigues Borba era casado com Maria Aparecida Borba e deixa três filhos.
Até a última atualização desta reportagem, não haviam sido divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento. A cerimônia deve ocorrer no Auditório Municipal Professor Lourenço Ildefonso da Silva, em Jandaia do Sul.
46