Dez pessoas morreram e outras 115 pessoas ficaram feridas em acidentes ocorridos nas rodovias federais que cortam o Paraná durante o feriado prolongado de Finados, conforme balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgado nesta segunda-feira 06/11.
Entre quarta-feira 01/11 e domingo 05/11, a PRF registrou 125 acidentes no Estado.
Ao longo dos cinco dias de operação, os agentes da PRF flagraram 75 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas, 524 manobras de ultrapassagens proibidas e mais de 6,2 veículos acima dos limites máximos de velocidade.
Do total de dez mortes registradas pela PRF, cinco ocorreram em um único acidentem no início da manhã de domingo, em Curitiba. Um veículo Citroën Xsara Picasso que transitava pela Linha Verde no sentido Fazenda Rio Grande invadiu a pista contrária e atingiu um Ford Corcel II que transitava no sentido Colombo.
Todos os três ocupantes do Corcel ficaram presos nas ferragens e morreram no local. Dois dos quatro ocupantes do Picasso também morreram. Os carros pegaram fogo. O Corcel ficou esmagado, sob o outro veículo.
Um passageiro do Picasso foi socorrido e encaminhado ao Hospital Evangélico, em Curitiba. O motorista, que fugiu do local do acidente, responderá a princípio pelos crimes de homicídio e omissão de socorro.
O limite de velocidade em toda a extensão da Linha Verde é de 70 km/h, patamar que provavelmente não foi respeitado pelo motorista causador do acidente.
Além do excesso de velocidade, falta de atenção foi outra causa dos acidentes que resultaram em mortes durante o feriado prolongado no Paraná.
Carro a 219 quilômetros por hora
Um dos radares portáteis da PRF flagrou um automóvel a 219 quilômetros por hora na tarde de domingo em Cascavel, na BR-467. A velocidade é praticamente o dobro limite máximo, de de 110 km/h.
O proprietário do veículo receberá uma multa no valor de R$ 880 e o condutor terá seu direito de dirigir suspenso por um período de dois a oito meses.
Balanço Operação Finados 2017 no Paraná
– 10 mortos
– 115 feridos
– 125 acidentes
– 75 motoristas bêbados
– 524 ultrapassagens proibidas
– 6.285 veículos em excesso de velocidade
– 52 pessoas presas
– 13 veículos roubados recuperados
– 216 veículos recolhidos
– 29 crianças sem cadeirinha