Bolsa brasileira tem o pior desempenho do mundo no 1º trimestre de 2024

Nos três primeiros meses de 2024 o Ibovespa, principal índice do mercado Brasileiro, acumulou uma queda de 4,53%. Isso fez do Brasil, o País de pior desempenho de uma lista de 41 índices mundiais de acordo com o levantamento da Elos Ayta Consultoria em parceria com a plataforma Investing.com.

Para os analistas além do aumento dos juros nos Estados Unidos, que influenciou negativamente a economia Global, a interferência do governo Lula nas estatais foram a principal causa do desempenho negativo do mercado de ações brasileiro.

A tentativa, por exemplo, de interferência do governo Lula para reter a distribuição de dividendos extraordinários da Petrobras, fez com que, em apenas 1 dia, a Estatal perdesse mais de R$ 55 Bilhões em valor de mercado.

No caso da Vale, a insistência do governo Lula em colocar Guido Mantega na presidência e depois, por não conseguir, forçar a inclusão de Mantega pelo menos no conselho administrativo da mineradora, fez com que as ações da Companhia caísse cerca de 22%, provocando uma desvalorização de mais de 50% do Ibovespa.    

Diante do quadro, um relatório do banco de investimentos Goldman Sachs recomendou a saída dos investidores dos papéis de estatais brasileiras, considerando que o cenário remete a “casos de maior envolvimento” do governo nas referidas empresas.  Segundo levantamento, o Brasil perdeu R$ 21,2 bilhões de investimentos estrangeiros desde o começo do ano.

Na contra mão do Governo brasileiro, outros Países, mesmo os emergentes, conseguiram atrair investidores graças à dinâmica das economias locais.

Na Índia, por exemplo, o Nifty50 alcançou alta de 2,74% desde o início do ano; na Rússia, mesmo em guerra, o MOEX teve alta de 6,75%. O líder do ranking foi o BIST100, da Turquia, com valorização de 21,55% no ano.

Matéria publicada na Gazeta do Povo de 01/04/2024

Por Rose Amantéa  

OUÇA AO VIVO
publicação legal

Agora disponibilizamos neste espaço, PUBLICAÇÕES LEGAIS, para que órgãos mucipais, estaduais, federais e privados publique seus documentos.

PUBLICIDADE