Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, dominar um segundo idioma deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. O inglês, há muito reconhecido como o idioma universal dos negócios, da ciência e da tecnologia, passou a ocupar um papel central na formação de profissionais de diversas áreas.
Pensando nisso, o Mistérios da Educação (MEC) está oferecendo uma excelente oportunidade para quem deseja dar os primeiros passos no aprendizado de línguas estrangeiras. Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de inglês e espanhol, totalmente online, por meio da plataforma Aprenda Mais.
Cursos gratuitos, acessíveis e com certificado
A proposta do MEC é democratizar o acesso ao ensino de idiomas, proporcionando formação gratuita e de qualidade para todos os brasileiros. Os cursos são voltados para o nível básico, com carga horária total de 30 horas, e podem ser iniciados a qualquer momento.
Como são oferecidos no formato de Ensino a Distância (EAD), os conteúdos estão disponíveis em vídeo e podem ser acessados no ritmo do aluno, nos horários que melhor se encaixarem em sua rotina. Para começar, basta se cadastrar na plataforma Aprenda Mais e se inscrever no curso desejado. Após concluir as aulas e atividades propostas, o estudante recebe um certificado, que pode ser emitido em até cinco dias.
O prazo final para completar o curso é 31 de julho deste ano, garantindo tempo suficiente para se organizar e concluir os módulos com tranquilidade. Além de inglês e espanhol, a plataforma oferece cursos em outras áreas, como português para estrangeiros, saúde, filosofia, história e turismo, um verdadeiro universo de conhecimento gratuito ao alcance de todos.
Por que aprender um novo idioma?
Se você ainda está adiando o plano de aprender uma nova língua, vale saber que há muitas razões, inclusive científicas, para começar agora. Diversos estudos comprovam que aprender um idioma estrangeiro traz inúmeros benefícios cognitivos: melhora a memória, a concentração, o raciocínio lógico e ainda pode retardar o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Um estudo publicado na revista Neurology, intitulado “Bilingualism Delays Age at Onset of Dementia, Independent of Education and Immigration Status” (2013), revelou que adultos bilíngues tendem a apresentar os primeiros sintomas de demência, em média, quatro anos mais tarde do que aqueles que falam apenas uma língua. Isso mostra que, além de ser uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e profissional, aprender um novo idioma é também um investimento em saúde mental.
Fluência em mais de uma língua: um trunfo no mercado de trabalho
No mercado de trabalho, o domínio de idiomas é cada vez mais valorizado e, em muitos casos, exigido em áreas como comércio exterior, turismo, tecnologia, relações internacionais e saúde. Se antes o inglês era visto como um grande diferencial, hoje o espanhol também ganha destaque, especialmente em um país como o Brasil, cercado por vizinhos hispanohablantes e com laços comerciais e culturais cada vez mais estreitos com países da América Latina.
Profissionais que dominam mais de um idioma, ou até mesmo poliglotas, têm mais chances de se destacar. Eles se adaptam com mais facilidade a diferentes contextos, se comunicam com eficiência e ampliam significativamente suas oportunidades de crescimento na carreira.
Um convite à transformação pessoal e profissional
Seja por curiosidade, por necessidade profissional, para realizar uma viagem dos sonhos ou simplesmente pelo prazer de aprender, estudar um novo idioma é abrir uma porta para o mundo. E agora, com essa iniciativa do MEC, esse caminho ficou ainda mais acessível. Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa com acesso à internet pode começar sua jornada rumo ao bilinguismo, ou até além. Trata-se de uma chance única, especialmente para quem busca qualificação gratuita, de qualidade e com a flexibilidade que só o ensino online pode oferecer.
Como se inscrever nos cursos gratuitos do MEC
Para aproveitar essa oportunidade e se inscrever nos cursos de inglês ou espanhol gratuitos oferecidos pelo Ministério da Educação, siga os passos abaixo:
1. Acesse o site da plataforma Aprenda Mais;
2. Faça seu cadastro com seus dados pessoais;
3. Escolha o curso desejado (inglês ou espanhol básico);
4. Inscreva-se e comece a estudar quando quiser;
5. Conclua o curso até o dia 31 de julho e receba seu certificado.
Bolsa de estudo para cursos de idiomas
Possuir fluência em um segundo idioma é fundamental, pois são muitas as oportunidades que o indivíduo bilíngue pode ter em sua vida pessoal e profissional. Nesse cenário, os cursos de francês, inglês e espanhol do MEC são uma excelente opção para quem deseja aprender um novo idioma e ampliar as suas possibilidades no mercado de trabalho e na vida como um todo.
Por isso, aproveite a oportunidade de conseguir desconto de até 85% nas mensalidades com as bolsas de estudo para cursos de idiomas do Educa Mais Brasil. As instituições parceiras do programa possuem reconhecimento no mercado e podem te auxiliar a conquistar a tão sonhada fluência.
Fonte: CNN Brasil